A estética decadente em Jean Lorrain: um estudo de A marquesa de Spolète

Auteurs

  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

Partindo do paradigma da recíproca relação entre a literatura e o contexto de produção, da união singular de fatores literários e extraliterários na construção do universo narrativo, propomos uma análise do conto A marquesa de Spolète com o intento de elucidar a presença de valores da estética decadente na narrativa e as formas em que se realiza, unindo em uma explicação íntegra forma e conteúdo. Para lograr êxito em nossa empresa, julgamos apropriado um referencial teórico atrelado a determinadas concepções bakhtinianas, como a noção de meio ideológico, de reflexo e de refração do fazer artístico; o conceito de transtextualidade de Genette, além das reflexões críticas de Arbex e Vieira quanto às relações entre literatura e pintura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras, Estudos Literários, UFSM. Graduado em História (UFSM); Pós-graduado em Pensamento Político Brasileiro (UFSM); Mestre em Letras, Estudos Literários (UFSM). Professor de cursos livres.

Références

ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DOTTIN, Mireille. Salomé. In: Brunel, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. Tradução de Carlos Sussekind et al. Rio de Janeiro: UNB / José Olympio, 1998.
ECO, Humberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2010.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Trad. Cibele Braga et al. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
LORRAIN, Jean. A vingança do mascarado. Tradução Marcus Salgado. São Paulo: Antiqua, 2012.
MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
MORETTO, Fúlvia. Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.
PRAZ, Mário. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução Philadelpho Menezes. Campinas: UNICAMP, 1996.
VIEIRA, André Soares. Huysmans e Gonzaga Duque: transposições de arte em textos franceses e brasileiros do Simbolismo. In: Aletria, vol. 23 “Intermidialidade”, set/dez, n. 3, Belo Horizonte, UFMG, 2013.
WEBER, Eugen. França fin de siècle. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

Téléchargements

Publiée

22-12-2014

Comment citer

Garlet, D. J. (2014). A estética decadente em Jean Lorrain: um estudo de A marquesa de Spolète. Revista Do Colóquio, 4(7), 145–162. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8513