As Vanguardas Artísticas e o Cinema
Résumé
Este artigo pretende retomar momentos das primeiras experimentações artísticas no Cinema para situar tendências que marcaram a história entre Cinema e Artes plásticas.
Além de questionar a narrativa dominante, o Cinema de Vanguarda procurou explorar a materialidade específica do Cinema: o movimento, bem como uma radicalização das estratégias mais místicas, que procuram formas de revelação ou de acesso a “novas dimensões”. Por outro lado, todas essas estratégias encontram-se intimamente ligadas à exploração e desenvolvimento de técnicas que permitam uma maior manipulação das imagens, determinando uma aliança fundamental entre a vocação abstracionista e as novas tecnologias de imagem.
Téléchargements
Références
2 BUÑUEL, Luís. Un Chien Andalou,1928. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bXlzvvTHg7k. Acesso em: 12 de Ago.2014
3 BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
4 CALVALCANTI, Alberto. Rien que les heures ,1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_hjA4a44SGs. Acesso em: 12 de Ago.2014
5 CHOCCHIARALE, Fernando; PARENTE, André. Filmes de artistas: Brasil 1965-80. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Metropolis Produções Culturais, 2007.
6 DEREN, Maya. Meshes Of The Afternoon, 1943. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a7_6H3qdC_w. Acesso em: 12 de Ago.2014
7 Duchamp, Marcel. Anémic Cinema, 1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dXINTf8kXCc. Acesso em: 12 de Ago.2014
8 EGGELING, Viking. Symphonie Diagonale,1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KpCI67GMe7o. Acesso em: 12 de Ago.2014
9 FOSTER, Hall. Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
10 Gance, Abel. La Roue, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l2ViW4lxmD0. Acesso em: 12 de Ago.2014
11 GRAF, Alexander; SCHEUNEMANN , Dietrich (Edit.). Avant-Garde Film. Amsterdam/ Nova York: Rudopi B. V., 2007
12 KUENZLI, Rudolf E. (Edit.). Dada and Surrealism Film. Nova York: MIT Press, 1996.
13 LÉGER, Fernand. Ballet Mechanique, 1924. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2QV9-l-rXOE. Acesso em: 12 de Ago.2014
14 MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas : Papirus, 2006.
15 MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, 2008
16 RAY, Man. Emak Bakia, 1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8V_zr-dVDws. Acesso em: 12 de Ago.2014
17 RAY, Man. Le Retour a la Raison, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zwLD5WWQptw. Acesso em: 12 de Ago.2014
18 RAY, Man. Self Portrait. Boston/Toronto: Little, Brown and Company, 1963.
19 REEKIE, Duncan. Subversion: The definitive history of underground cinema. Londre/Nova York: Wallflower Press, 2007
20 RICHARDSON, Michael. Surrealism and cinema. Nova York: Oxford International Publishers, 2006.
21 RICHTER, Hans. Rythmus 21, 1921. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FYPb8uIQENs. Acesso em: 12 de Ago.2014
22 RICHTER, Hans. Rythmus 23, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q9o11SbivVk. Acesso em: 12 de Ago.2014
23 Risério, Antônio et al. Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Editora Iluminuras ltda.2006
24 RUTTMAN, Walter. Berlin Symphonie einer Grosstadt, 1927. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j76FNxsJlt8. Acesso em: 12 de Ago.2014
25 SITNEY, P. Adams. Visionary film: the American avant-garde, 1943-2000. 3° ed. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 2002.
26 ______. The Avant-Garde Film: A Reader of Theory and Criticism. Nova York: Anthology Film Archieves, 1987.
27 STRAND,Paul; SHEELER, Charles. Manhatta, 1921. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qduvk4zu_hs. Acesso em: 12 de Ago.2014
28 TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.