Dos exercícios da crítica à construção dos estudos comparados: Das relações intersemióticas entre a pintura de Dacosta e a poesia de Drummond de Andrade ao inconsciente moderno.

Autores

  • Roney Jesus Ribeiro Facultad de Educación y Humanedades de la Universidad San Carlos - USC/PY Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Resumo

A partir das interligações entre a pintura e a poesia tentaremos estabelecer algumas relações com a psicanálise, mais especificamente falando sobre o inconsciente moderno. Por meio da pintura de Dacosta e da poesia de Drummond de Andrade, buscamos relacionar “a arte”, “a literatura”, “a filosofia” e “a psicanálise” e seus possíveis diálogos. Para tal, seguiremos afinados aos estudos de Bosi (1999), Deleuze (1998), Delgararrondo (2000), Foucault (2007), Gattari (2011), Paula (1994/1995), Venâncio Filho (1999), dentre outros.

 

Palavras-chaves: Pintura, poesia, inconsciente moderno.

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Biografia do Autor

Roney Jesus Ribeiro, Facultad de Educación y Humanedades de la Universidad San Carlos - USC/PY Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutorando em Educação – USC; Mestre em Educação – UA/UFRJ; Especialista em Literatura, Cultura e Arte – FACEC; Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – UFES; Pós-graduando em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFES; Graduado em Artes Visuais – UNIMES, Letras: Português/Espanhol e Letras: Português/Inglês – FACIASC. Professor nas disciplinas de Arte e Língua Portuguesa e Literaturas na SEDU. Integrante dos Grupos de Pesquisas - Literatura e Educação. (UFES) e Arte na Escola (FNM/PAE). E-mail: roney-ribeiro@hotmail.com.

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Publicado

29-07-2017

Como Citar

Ribeiro, R. J. (2017). Dos exercícios da crítica à construção dos estudos comparados: Das relações intersemióticas entre a pintura de Dacosta e a poesia de Drummond de Andrade ao inconsciente moderno. Revista Do Colóquio, 7(12), 51–61. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14652