Ultrapassando as fronteiras da arte e comunicação: processos de pós-produção de Bourriaud na arte computacional de Andy Warhol, na web arte de Olia Lianina e na arte de redes sociais de Anne Horel

Autores

  • Gustavo Barata Leonardo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Os meios de comunicação de massa foram responsáveis por criar um imenso repertório de imagens impossível de ser assimilado por completo. A abundância de conteúdo produzido é utilizada por artistas - entre eles Andy Warhol, Olia Lialina e Anne Horel – de um ramo da arte contemporânea que se dedicam a reprogramar esse material de acordo com suas subjetividades, tarefa que se encaixa nos princípios da teoria de pós-produção, de Nicolas Bourriaud. Desde a década de oitenta obras têm sido criadas com o computador e, depois - com o auxílio da internet e das redes sociais -, compartilhadas para que novos artistas-consumidores proponham novas narrativas e interpretações desse ininterrupto fluxo de produção híbrida entre arte e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Barata Leonardo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa artistas em redes sociais e os reflexos de suas atividades tanto na esfera da Arte quando na da Comunicação.

Referências

ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectiva da estética digital. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2005.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LIESER, Wolf. Arte digital: novos caminhos na arte. h.f.ullman, Tandem Verlag GmbH, 2010.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.
NUNES, Fábio Oliveira. Ctrl + art + del: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

Leonardo, G. B. (2016). Ultrapassando as fronteiras da arte e comunicação: processos de pós-produção de Bourriaud na arte computacional de Andy Warhol, na web arte de Olia Lianina e na arte de redes sociais de Anne Horel. Revista Do Colóquio, 6(11), 45–57. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14662