Disparate alegre: reflexões sobre a calcografia tardia de Marcello Grassmann e a série final de gravura em metal de Goya, Los Disparates

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Resumo

O termo disparate em geral associa-se à insensatez, mas também pode ser visto como um meio consciente de contestar uma realidade imperativa. Este caráter de subversão é utilizado como ponto de partida para aproximação entre as gravuras da série homônima de Francisco de Goya e os metais do período tardio de Marcello Grassmann. São investigadas questões relacionadas ao tempo, ao espaço e à imagem em constante diálogo e ruptura com as tradições artísticas. A comparação é um meio de aproximação das misteriosas gravuras que recuperam universos figurativos longínquos, e Goya é escolhido por ser tido como influência aos modernistas devido à liberdade da forma em suas obras tardias. As relações estabelecidas são acima de tudo ligadas à observação atenta das imagens produzidas pelos artistas.

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Biografia do Autor

Érica Boccardo Burini, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas

Estudante de graduação em Artes Visuais no Instituto de Artes da Unicamp, SP.

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Publicado

29-07-2017

Como Citar

Boccardo Burini, Érica. (2017). Disparate alegre: reflexões sobre a calcografia tardia de Marcello Grassmann e a série final de gravura em metal de Goya, Los Disparates. Revista Do Colóquio, 7(12), 20–29. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14667