Registros pictóricos: refletindo sobre a capoeira na primeira metade do século XIX
Resumo
A história entre o Rio de Janeiro, os negros e a Capoeira está gravada nas litografias
Capitão do matto e Jogar Capoera de Johan Moritz Rugendas (1835), a tela Negroes
Fighting, de Augustus Earle (1822), a litografia Negros que vão levar açoite, de Frederico Guilherme Briggs (1832-36). Além de narrar o fato ou evento na tela, a percepção do contexto sócio-político que se desenrolava no Brasil na primeira metade do século XIX era parte dessa reflexão. As contribuições de Carlos Eugênio Líbano, (2004), Elisabeth Vidor e Letícia Vidor de Sousa Reis (2013), Waldeloir Rêgo (1968), Guilherme Goretti Gonzaga (2012) e Maria Inês Turazzi (2013) são requeridas para tornarem a leituras dessas imagens consoantes com a interpretação da pesquisa histórica flexível ao entendimento do documento pictórico.
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Referências
MORIN, Edgar, 1921- M85c Ciência com consciência / Edgar Morin; tradução de Maria 8'1 ed. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005;
BAUMAN, Zygmunt (2001). Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar Ed., 1999;
DURKHEIM, Émile (1858-1971): As regras do método sociológico / Émile Durkheim; tradução: Paulo Neves; revisão da tradução: Eduardo Brandão. – 3ª Ed. – São Paulo, Editora Martins Fontes 2007
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