Elemento cor
percepção, presença, representação
Palavras-chave:
apresentação, elemento cor, história da arte, teoria da arteResumo
Em seu 22º número, a Revista do Colóquio apresenta trabalhos que expõem processos, análises críticas e narrativas históricas em diversos contextos ligados à percepção, à representação e a presença da cor em trabalhos de arte, com seus mais diversos aspectos poéticos, filosóficos, antropológicos, sociopolíticos e culturais. Além dos textos incluídos na temática que dá título à essa edição, apresentamos artigos, relatos de experiência, ensaios visuais, resenhas e traduções de temática livre.
Downloads
Referências
HEISENBERG, W.. A doutrina goethiana e newtoniana das cores à luz da física moderna (Conferência proferida em 5 de maio de 1941 na Sociedade para Colaboração Cultural de Budapeste)1. Scientiae Studia, v. 13, n. 1, p. 207–221, jan. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/C5BfhG7XQQfmv6FHtHwbLFQ/
MATSUSHIMA, E. H.. A questão ontológica da percepção de cor. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 11, n. 20, p. 59–66, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000100007
RIBEIRO, J. L. P.. “Sobre as cores” de Isaac Newton - uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, p. e4604, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0307
SMALL, I. V.. Pigment pur e o Corpo da côr: prática pós-pictórica e transmodernidade. ARS (São Paulo), v. 15, n. 30, p. 255–276, maio 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138499
SMITH, P. J.. Sobre o status metafísico das cores. Trans/Form/Ação, v. 46, n. spe1, p. 473–500, jul. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p473
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Hipólito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.