Edições anteriores

  • Fotografia abstrata com círculos cinza-escuros desfocados e com rastro de movimento sobre fundo cinza-claro na parte de cima da imagem. Na parte de baixo, fundo cinza chapado. Sobre esses fundos, lê-se, de cima para baixo: COL23.

    v. 14 n. 23 (2024)

    Para essa 23ª edição da Revista do Colóquio, nós decidimos retomar a recepção de submissões com temática livre. Até o número anterior, nossas edições abriam chamadas com temáticas específicas. Como consequência dessas chamadas, alguns trabalhos que não construíam diálogo direto com o conjunto dos textos poderiam ser publicados apenas em edições seguintes. Compreendemos que as chamadas livres permitem a divulgação mais ágil dos resultados das pesquisas. Além desse ganho, podemos contar com o lado positivo da imprevisibilidade. A diversidade de objetos de pesquisa e abordagens do campo das artes pode fazer com que cada edição funcione como um conjunto de portas para os mais variados interesses de leitura.

  • Gravura que mostra a colheita do cacau em cores vivas, com grande contraste entre copas das árvores, ao fundo, alaranjadas e arroxeadas, o céu azul claro esverdeado, um montanha em verde escuro, quase marrom. Um plano mais próximo, há arvores baixas, com copas de um verde mais claro, seguidas de uma casa baixa com varanda de colunas brancas e telhado de telhas terracota. À frente da casa há um gramado verde claro e, em primeiro plano, trabalhadores e trabalhadoras negros recolhendo o cacau seco do chão, em balaios palha. Na parte superior, lê-se Elemento cor: percepção, presença, representação. Na parte inferior, lê-se COL22: revista do colóquio de arte e pesquisa do Programa de Pós-graduação em artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

    Elemento cor: percepção, presença, representação
    v. 13 n. 22 (2023)

    Em seu 22º número, a Revista do Colóquio apresenta trabalhos que expõem processos, análises críticas e narrativas históricas em diversos contextos ligados à percepção, à representação e a presença da cor em trabalhos de arte, com seus mais diversos aspectos poéticos, filosóficos, antropológicos, sociopolíticos e culturais. Além dos textos incluídos na temática que dá título à essa edição, apresentamos artigos, relatos de experiência, ensaios visuais, resenhas e traduções de temática livre.

  • Pintura vertical dividida ao meio por uma linha preta. Na parte superior, uma mulher de pele marrom manuseia o tear de madeira. Na parte inferior, outra mulher de pele marrom manuseia uma roca.

    A trama dos tempos
    v. 13 n. 21 (2023)

    “O tempo em suspensão” foi a temática do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES 2023. Em diálogo e continuidade com esse IX Colartes, a Revista do Colóquio abre chamada para recebimento de artigos, relatos de experiência, ensaios visuais, resenhas e traduções sob o tema “A trama dos tempos”. Com principal interesse nas pesquisas desenvolvidas no interior do campo da arte, a Revista do Colóquio expande, a cada edição, os diálogos com diversas áreas de conhecimento, nas quais se desenvolvem debates e investigações aderentes às suas temáticas.

    Capa: “Duas mulheres tecelãs”, artista desconhecida, Horniman Museum and Gardens. Esta imagem está disponível para ser compartilhada e reutilizada sob os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC BY-SA).

  • Fundo violeta com referência completa da revista em letras brandas no topo, seguido de nomes de pessoas autoras, título da edição e indicação, em letras maiores, de COL20.2

    Mundos habitáveis: imagens, corpos, lugares e discursos
    v. 12 n. 20.2 (2022)

    Sob o título “Mundos habitáveis: imagens, corpos, lugares e discursos”, o vigésimo número da Revista do Colóquio trouxe um conjunto diverso de trabalhos que discutem processos criativos e de pesquisa em contextos diversos, entre relatos de experiências práticas e elucubrações teóricas. Aquele conjunto de trabalhos representou uma pequena parte do que gostaríamos de ter lançado para a edição. Infelizmente, o tempo e os processos de editoração, muitas vezes, não nos permitem levar a público todos os trabalhos de qualidade que recebemos em uma só edição. Em alguns casos, as pesquisas que não são publicadas naquela edição em específico, condizem com a temática proposta para as edições seguintes e, nesse enquadramento (e por paciência das pessoas autoras), são publicadas após vários meses de seu envio e avaliação. Por diversas razões, que variam entre a urgência das pessoas autoras para lançarem seus artigos (condição decorrente das pressões produtivistas da academia) e sutis desacordos editoriais, muitas dessas pesquisas não são publicadas em nossas páginas. Sempre lamentamos quando não conseguimos trabalhar com mais tempo alguns textos e, assim, perdemos a oportunidade de integrá-los em nossos números seguintes.

  • Fundo rosa com referência completa da edição da revista, nomes de todos os autores e indicação de COL20 em letras brancas.

    Mundos habitáveis: imagens, corpos, lugares e discursos
    v. 11 n. 20 (2021)

    Para nossa edição de número 20, apresentamos trabalhos que refletem um mundo vivo. O que passa a fazer parte da história da arte como corpo estranho? O que pode dar sobrevida aos seus habitantes mais antigos? O que está prestes a atravessar a fronteira entre o processo de criação e a paisagem histórica?

  • Quando a Arte Afeta a Vida: os objetos com os quais dividimos o mundo
    v. 10 n. 19 (2020)

    Sob o título “Quando a Arte Afeta a Vida: os objetos com os quais dividimos o mundo”, o décimo nono número da Revista do Colóquio traz onze propostas entre teoria, crítica, história e prática das Artes. São artigos, ensaios visuais e um relato de experiência que se debruçam tanto sobre objetos do passado, que reverberam em nosso presente, quando sobre o fazer de hoje, com nossos corpos, atritos, vidas e ações.

  • Quando a Arte Afeta a Vida: a produção de realidades
    v. 10 n. 18 (2020)

    Sob o título “Quando a Arte Afeta a Vida: a produção de realidades” (Edição de n.º 18), apresentamos Artigos, Relato de Experiência e um Ensaio Visual que nos auxiliam a pensar os papeis das práticas de Arte nos seus processos de alargamento de sentidos, para auxiliar, de modo ativo, na construção da realidade.

  • Imagem de Capa. Referência completa da edição da Revista em letras menores e, em letras maiores, COL17.

    Permanências, Insistências e Resistências: Marcas, Formas e Fantasmas
    v. 9 n. 17 (2019)

    Sob o título “Permanências, Insistências e Resistências: Marcas, Formas e Fantasmas”, o décimo sétimo número da Revista do Colóquio traz seis propostas entre Teoria, Crítica e História e Prática das Artes. Nesses dois números do ano de 2019, privilegiamos narrativas que pensam, repensam, problematizam, evidenciam, criticam e poetizam aspectos das produções de Arte e de sua História, voltados para a corporeidade e os posicionamentos que enfrentam e enfrentaram poderes e discursos hegemônicos e homogeneizantes. Durante toda a História da Arte e, em especial, nos contextos do Sul geopolítico, artistas e propostas de Arte marcaram atritos e rompimentos de paradigmas. Tais enfrentamentos não se deram e não se dão apenas no restrito “mundo da Arte”, mas, de modo mais amplo, em contextos sociopolíticos que tocam e compõem a Cultura de diversos povos.

  • Permanências, Insistências e Resistências: Corpos, Discursos e Atitudes
    v. 9 n. 16 (2019)

    Sob o título “Permanências, Insistências e Resistências: Corpos, Discursos e Atitudes”, o décimo sexto número da Revista do Colóquio traz seis propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes. Na presente edição, além das seções de Artigos e Ensaios Visuais, trazemos o Caderno de Resumos do último Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA-UFES, evento que originou a Revista do Colóquio.

  • Modos de Construir o Tempo: passado recente e contemporaneidade
    v. 8 n. 15 (2018)

    Sob o título “Modos de Construir o Tempo: passado recente e contemporaneidade”, o décimo quinto número da Revista do Colóquio traz sete propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes.

  • Modos de Construir o Tempo: passado distante e passado recente
    v. 8 n. 14 (2018)

    Sob o título “Modos de Construir o Tempo: passado distante e passado recente”, o décimo quarto número da Revista do Colóquio traz nove propostas entre Teoria, Crítica e História das Artes Visuais, do Teatro, da Dança, da Literatura, da Arquitetura e dos espaços entre essas categorias já pouco nítidas. (...)

  • Tempos de Conflito: liberdades, fugas, atritos e desejos
    v. 7 n. 13 (2017)

    Sob o título "Tempos de Conflito: liberdades, fugas, atritos e desejos", o décimo terceiro número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, História e produção poética. Nos dois números desse volume, junho e dezembro, damos atenção aos atritos, antagonismos e análises que dialogam, de modo variado, com questões emergentes dentro e fora do sistema das artes nas últimas décadas. Neste segundo número nosso foco recai, fundamentalmente, em estratégias e cenários de resistência, mas também na evidenciação de vontades que impulsionam mudanças, dos sentidos modificados pela posse ou ausência de poder e das tentativas de reconhecimento das características de um panorama tão incerto quanto instigante para o sistema da arte e suas novas gerações.

  • Tempos de Conflito: discursos, presenças, realidades e fantasias
    v. 7 n. 12 (2017)

    Sob o título "Tempos de Conflito: discursos, presenças, realidades e fantasias", o décimo terceiro número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, História e produção poética. Nos dois números desse volume, junho e dezembro, damos atenção aos atritos, antagonismos e análises que dialogam, de modo variado, com questões emergentes dentro e fora do sistema das artes nas últimas décadas. Neste segundo número nosso foco recai, fundamentalmente, em estratégias e cenários de resistência, mas também na evidenciação de vontades que impulsionam mudanças, dos sentidos modificados pela posse ou ausência de poder e das tentativas de reconhecimento das características de um panorama tão incerto quanto instigante para o sistema da arte e suas novas gerações.

  • Documentos Críticos: Sobrevivências e Desaparecimentos
    v. 6 n. 11 (2016)

    Sob o título “Documentos Críticos: Sobrevivências e Desaparecimentos”, o décimo primeiro número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, História e produção poética. Nessa segunda edição de 2016 damos continuidade as discussões e exposições sobre documentos e memórias nos diversos cenários da produção poética e teórica das artes. Assim como nas edições anteriores, ressaltamos a variedade de visões e temáticas presentes em nossas páginas. Como uma publicação interessada na pesquisa em arte com fronteiras amplas, a cada número da Revista do Colóquio nos preocupamos em apresentar propostas que expandam diálogos e possibilidades de análises diferenciadas. Nesse mesmo ritmo, os oito trabalhos aqui presentes, divididos em Artigos, Relato de Experiência e Ensaios visuais, são assinados por pesquisadoras e pesquisadores de várias paragens. Incluem-se nessa lista as pesquisas originadas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, ao qual nos vinculamos e com o qual compartilhamos a política de interesse em tudo o que possa alimentar o pensamento em arte no nosso tempo.

  • Décima Edição da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES

    Documentos Críticos: a memória construtiva
    v. 6 n. 10 (2016)

    Sob o título “Documentos Críticos: A Memória Construtiva”, o décimo número da Revista do Colóquio traz oito propostas entre teoria, crítica, história e produção poética. Falar em documento é, quase sempre, o passo seguinte ao falarmos em memória. Com o documento como coisa que guarda a lembrança, a experiência de lembrar pode se apresentar como um exercício bastante trabalhoso. Aprendemos, lentamente, que coletar os objetos e guardá-los em caixas protegidas da umidade e do sol não é suficiente para que uma memória sobreviva. A memória deve brotar e alastrar-se (por ve-zes a umidade é bem vinda e escondida do sol a memória tem, como última alternativa, hibernar). [...]

  • Ficções: Teatralidade, Performatividade, Formas de Expressão e Comunicação
    v. 5 n. 9 (2015)

    Sob o título “Ficções: Teatralidade, Performatividade, Formas de Expressão e Comunicação”, o nono número da Revista do Colóquio traz onze propostas que passeiam entre processos de construção poética, análises críticas e históricas, dúvidas e impressões sobre o cenário mais recente da Arte.

  • O Trágico e o Dramático
    v. 5 n. 8 (2015)

    O oitavo número da Revista do Colóquio reafirma o compromisso desta publicação com a abertura e o diálogo entre os muitos campos de pensamento das humanidades. Sob o título “O Trágico e o Dramático”, a Revista do Colóquio apresenta um conjunto de propostas que caminham entre Teoria e História da Arte, Teatro, Música, Filosofia e tantas outras vertentes possíveis de serem identificadas pelo leitor. Tal título serviu também de tema para o V Colóquio de Arte e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, ocorrido em Vitória, em Maio deste ano.

  • Sistemas Sensórios
    v. 4 n. 7 (2014)

    O sétimo número da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, sob o título "Sistemas Sensórios", apresenta diversas vertentes de tratamento, uso e compreensão do perceptivo nos campos das Artes Plásticas, Cinema, Teatro e Teoria.

  • Modos de Fazer/Modos de Exibir
    v. 4 n. 6 (2014)

    A edição de número 6 da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a quarta edição do Colartes (2013), com a temática "Modos de Fazer/Modos de Exibir".

  • Modos de Fazer/Modos de Exibir
    v. 3 n. 5 (2013)

    O terceiro volume da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a quarta edição do Colartes (2013), com a temática "Modos de Fazer/Modos de Exibir".

  • Arte Cultura Distrações Antagonismos
    v. 3 n. 4 (2013)

    A edição de número 4 da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a terceira edição do Colartes (2012), com a temática "Arte Cultura Distrações Antagonismos".

  • Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Ano 3, Volume 3, Número 5, 2012

    Arte Cultura Distrações Antagonismos
    v. 2 n. 3 (2012)

    A edição de número 3 da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES acompanha a terceira edição do Colartes (2012), com a temática "Arte Cultura Distrações Antagonismos".

  • Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis
    v. 2 n. 2 (2012)

    A edição de número 2 da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES surge como resultado do II Colartes (2011), sob o tema "Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis".

  • Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis
    v. 1 n. 1 (2011)

    A edição de número 1 da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES surge como resultado do II Colartes (2011), sob o tema "Arte, História e Contemporaneidade: diálogos possíveis".