PÓS-MINIMALISMO E CORPO: DIÁLOGOS ENTRE NAZARETH PACHECO E EVA HESSE.

Autores

  • Hiáscara Alves Pereira PPGA-UFES

Resumo

A artista brasileira Nazareth Pacheco é mais conhecida pelos colares, vestidos,cadeiras, balanços, dentre outros objetos, confeccionados com elementos cortantes e/ouperfurantes – agulhas, bisturis, lâminas de barbear, etc. Entretanto, no início de sua carreira,também trabalhou com a borracha preta vulcanizada e materiais efêmeros, como o látex, naprodução de uma série de peças tridimensionais que foram consideradas herdeiras da tradiçãopós-minimalista. Este texto tem como objetivo destacar as características que levaram algunscríticos a associarem essa produção ao pós-minimalismo. Procura-se também apontarproximidades entre o fazer de Nazareth Pacheco e a arte de Eva Hesse, e, ainda, asreferências ao corpo humano em suas respectivas obras.

Biografia do Autor

  • Hiáscara Alves Pereira, PPGA-UFES
    Sou Bacharel em Artes plásticas e
    Mestre em História da Arte.
    Tenho experiência nas áreas de artes
    e designer de moda.
    Atualmente, atuo como estilista e ainda
    realizo experimentações no campo da
    gravura e do desenho.
    Também ministro aulas de História da Arte
    no Instituto de Educação Superior do Espírito Santo.

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Publicado

20-12-2011

Como Citar

PÓS-MINIMALISMO E CORPO: DIÁLOGOS ENTRE NAZARETH PACHECO E EVA HESSE. (2011). Revista Do Colóquio, 1(1), 1-16. https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7729