Estudos funcionalistas e cognitivistas em perspectiva construcionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.47196

Palavras-chave:

Funcionalismo, Cognitivismo, Construcionismo

Resumo

Apresentação da edição temática de 2024.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Heiderich Marchon, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2007), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (2020-2021 PNPD-CAPES). É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL-UFES) da mesma universidade.

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos.

Nilza Barrozo Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Thompson. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, sob supervisão do Professor Doutor Augusto Soares, Semântica Cognitiva. Desenvolveu trabalho junto à Universidade de Goiás e Universidad del Salermo, sob a supervisão da Profª Vânia Casseb-Galvão. É, atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino de Graduação e na Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em: Funcionalismo; Linguística Centrada no Uso; Semântica Cognitiva e Sociolinguística Interacional versus gramática de base funcionalista. Possui inúmeros trabalhos publicados em sua área de interesse.

Referências

BYBEE, J. Language, usage and cognition. New York: Cambrige University Press, 2010.

DIESSEL, H. The Grammar Network. How linguistic structure is shaped by language use. New York: Cambridge University Press, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2024