ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO PATÊMICA

O CASO ÁGATHA

Autores

Resumo

Este artigo busca estudar, no dispositivo comunicacional, algumas técnicas discursivas que permitem a adesão do outro a uma determinada posição por meio de índices patêmicos. Como exemplificação desses procedimentos, parte-se da análise de textos da esfera jornalística, publicados por duas diferentes instâncias midiáticas, a respeito da morte de uma menina de oito anos durante uma ação policial no Rio de Janeiro. O recorte teórico para as análises propostas está ancorado nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2007; 2009) com ênfase no contrato de comunicação midiática e nas estratégias de encenação da informação. Além disso, são também empregados conceitos na perspectiva bakhtiniana (2003), que concebe os gêneros como “tipos relativamente estáveis de enunciados” marcados historicamente, uma vez que estão diretamente relacionados às diferentes situações sociais. Como resultados, advoga-se ser possível a percepção de um recorte específico do espaço social como estratégia discursiva para a captação do outro por meio da utilização de índices patêmicos.

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Biografia do Autor

Amanda Heiderich Marchon, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora e mestra em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Realiza estágio de pós-doutorado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Claudia Maria Sousa Antunes, UNIFA

Doutora e mestra em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduada em Letras - Português e Literaturas pela UFRJ. É professora da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

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Publicado

15-07-2020