ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO PATÊMICA
O CASO ÁGATHA
Resumo
Este artigo busca estudar, no dispositivo comunicacional, algumas técnicas discursivas que permitem a adesão do outro a uma determinada posição por meio de índices patêmicos. Como exemplificação desses procedimentos, parte-se da análise de textos da esfera jornalística, publicados por duas diferentes instâncias midiáticas, a respeito da morte de uma menina de oito anos durante uma ação policial no Rio de Janeiro. O recorte teórico para as análises propostas está ancorado nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2007; 2009) com ênfase no contrato de comunicação midiática e nas estratégias de encenação da informação. Além disso, são também empregados conceitos na perspectiva bakhtiniana (2003), que concebe os gêneros como “tipos relativamente estáveis de enunciados” marcados historicamente, uma vez que estão diretamente relacionados às diferentes situações sociais. Como resultados, advoga-se ser possível a percepção de um recorte específico do espaço social como estratégia discursiva para a captação do outro por meio da utilização de índices patêmicos.
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