Edições anteriores
-
Revista (Con)Textos Linguísticos - Práticas discursivas e contradiscursivas em contexto digital: discursos intolerantes, mentirosos e anticientíficos em debate
v. 17 n. 37 (2023)Discursos intolerantes, mentirosos e anticientíficos existem há muito tempo, em nossa sociedade, mas, com a internet, as redes sociais, os ambientes digitais e as novas tecnologias de comunicação, esses fenômenos ganharam enorme propulsão e assumem o centro do debate público quando as sociedades se veem diante de pandemias, eleições, ataques a escolas, a prédios públicos, à liberdade constitucional de ir e vir etc. Propomos um dossiê que examine aspectos linguísticos, textuais, discursivos, enunciativos e técnicos da produção e circulação de discursos de ódio, de desinformação e fake news, de discursos negacionistas, de discursos antigêneros, racistas, aporofóbicos etc., assim como as emergentes e necessárias formas de contradiscurso e suas práticas discursivas de ressignificação, revascularização e resistência a essas retóricas extremistas e antidemocráticas.
Organizadores: Júlia Almeida (Ufes), Roberto Leiser Baronas (UFSCar) e Micheline Mattedi Tomazi (Ufes).
-
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 17 n. 36 (2023) -
Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades
v. 16 n. 35 (2022)As últimas décadas evidenciam, no Brasil, a intensificação da referência a princípios etnográficos nos modos de fazer pesquisas no campo dos estudos da linguagem e suas interseções com as ciências sociais, a educação, a comunicação social, entre outras. Nessa mobilização, ora assumindo a etnografia como um método, ora modalizando como de inspiração etnográfica ou, mais recentemente, assumindo-se etnografia como uma episteme ou um modo de pensar o mundo social, torna-se significativo que pesquisadores/as cada vez mais especifiquem, proponham ou argumentem de que modo o pensar etnográfico está constituindo a pesquisa realizada. No que tange aos estudos da linguagem, para além da reiteração dos modos convencionais de etnografia como uma descrição densa da participação numa comunidade, são também emergentes estudos que colocam sob escrutínio discursos em circulação em diferentes eventos institucionais ou não, em contextos virtuais ou não, desafiando o/a pesquisador/a em um engajamento de observação e participação não convencionadas nos clássicos manuais oriundos da antropologia. Assim, neste dossiê, objetivamos reunir estudos que colocam em reflexão pesquisas nos diferentes campos dos estudos da linguagem e suas interseções que reivindiquem a etnografia como perspectiva metodológica, teórica, praxiológica ou epistêmica. Serão consideradas contribuições indisciplinares situadas na educação, na saúde, no direito, na comunicação, nas ciências sociais etc. e que também dialoguem com os campos dos estudos da Análise da Conversa, da Antropologia Linguística ou da Sociolinguística Interacional, entre outras abordagens discursivas e interacionais, como possibilidades de análise de dados gerados em estudos etnográficos.
Organizadores: Roberto Perobelli (UFES), Alexandre Cadilhe (UFJF) e Janayna Bertollo Cozer Casotti (UFES)
-
Revista (Con)Textos Linguísticos - Percepção Sociolinguística
v. 16 n. 34 (2022)Estudos de percepção sociolinguística buscam observar como certos significados sociais se associam a formas linguísticas, bem como objetivam verificar de que maneira diferentes formas linguísticas são ouvidas e processadas pelos membros de uma comunidade. Esta edição temática da Revista (Con)Textos Linguísticos (UFES) reúne artigos como esse foco, sem restrições de natureza metodológica.
Organizadores: Leila Maria Tesch (UFES), Ronald Beline Mendes (USP) e Flávia Medeiros Álvaro Machado (UFES)
-
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 16 n. 33 (2022) -
Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais
v. 15 n. 32 (2021)No Brasil, as pesquisas sobre os Estudos Linguísticos e da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais vêm sendo cada vez mais produzidas e divulgadas. Os diversos desdobramentos pautados nas políticas linguísticas e nas políticas de tradução têm contribuído para a visibilidade das línguas de sinais no país, em especial a língua brasileira de sinais (Libras). Este conjunto de fatores, tais como leis que garantem o uso e o estudo das línguas de sinais, a formação de professores e de tradutores e intérpretes, a luta pela inclusão social do sujeito surdo não apenas na academia, mas na sociedade como um todo, dentre outros, propiciam a expansão dos estudos de análise linguística das línguas de sinais, bem como de sua tradução e interpretação. Por isso, e edição temática Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais reune pesquisas que atravessem esse campo multidisciplinar dos estudos linguísticos, bem como da tradução e da interpretação de línguas de sinais.
Organizadores: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado (UFES), Vanessa Regina Oliveira Martins (UFSCar) e Pedro Henrique Witchs (UFES)
-
Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas
v. 15 n. 31 (2021)A edição temática Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas reune artigos que contribuem para a discussão de novas abordagens metodológicas nas áreas, promovendo avanços metodológicos no campo dos estudos do texto, em diferentes modalidades de linguagem e em diferentes suportes.
Organizadores: Ana Lúcia Tinoco Cabral (USP), Rivaldo Capistrano Júnior (UFES) e Maria da Penha Pereira Lins (UFES).
-
Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto
v. 15 n. 30 (2021)A edição temática Qualidade de Voz na Fala e no Canto reune artigos que versam sobre estudos voltados para a análise da voz falada e/ou cantada no que tange todos os aspectos da produção e/ou percepção da fala e/ou canto, sejam acústicos, articulatórios, fonatórios, subglóticos, transglóticos e supraglóticos. Com a publicação, espera-se contribuir para a divulgação dessas duas vertentes do uso da voz, seja recobrindo aspectos linguísticos da fala, seja abordando seu uso profissional.
-
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 14 n. 29 (2020) -
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 14 n. 27 (2020) -
Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística
v. 13 n. 26 (2019) -
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 13 n. 24 (2019) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 12 n. 23 (2018) -
Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Violência Verbal)
v. 12 n. 22 (2018) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 12 n. 21 (2018) -
Revista (Con)textos Linguísticos
v. 11 n. 20 (2017) -
Revista (Con)textos Linguísticos (Modelos Baseados no Uso)
v. 11 n. 19 (2017) -
Revista (Con)textos Linguísticos
v. 11 n. 18 (2017) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 10 n. 17 (2016) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 10 n. 16 (2016) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 10 n. 15 (2016) -
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 9 n. 14 (2015) -
Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos)
v. 9 n. 13 (2015) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 9 n. 12 (2015) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 8 n. 11 (2014) -
Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD)
v. 8 n. 10.1 (2014) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 8 n. 10 (2014) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 7 n. 9 (2013) -
Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE)
v. 7 n. 8.1 (2013) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 7 n. 8 (2013) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 6 n. 7 (2012) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 6 n. 6 (2012) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 5 n. 5 (2011) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 4 n. 4 (2010) -
Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial)
v. 3 n. 3.1 (2009) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 3 n. 3 (2009) -
Revista (Con) Textos Linguísticos
v. 2 n. 2 (2008) -
Revista (Con)Textos Linguísticos
v. 1 n. 1 (2007)