Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, não contém (auto)plágio e não está sob avaliação em outro periódico científico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Em caso de submissão que envolva dados gerados em pesquisa com seres humanos, há informação explícita sobre aprovação em comitê de ética.
  • O arquivo do texto original está em formato Microsoft Word.
  • Os metadados da submissão e as informações sobre o(s) autor(es) foram preenchidos de forma correta e completa.
  • Qualquer informação que possibilite identificar o(s) autor(es) foi removida do arquivo do texto original, garantindo a avaliação duplo-cega por pares.
  • O texto segue as normas editoriais, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e no modelo de diagramação disponível para download.

Diretrizes para Autores

MODELO PARA DOWNLOAD (versão 2024)

1. Pelo menos um dos autores da submissão deve ter doutorado concluído. Estudantes de doutorado, mestrado e graduação, assim como mestres e graduados podem submeter originais para avaliação desde que, pelo menos, um de seus coautores tenha doutorado concluído.

2. Autores e coautores que já tiveram artigo publicado na Revista (Com)Textos Linguísticos devem aguardar um ano para realizar uma nova submissão.

3. Autores ou grupo de autores deverão respeitar o limite de uma submissão por edição. Não será aceita mais do que uma submissão de um mesmo autor ou grupo de autores destinada a uma determinada edição.

4. Após análise preliminar (desk review), na qual o(a) editor(a)-gerente verifica aspectos formais da submissão, cumprimento das normas e diretrizes para autores e (auto)plágio, cada original é encaminhado para o(a) editor(a) de seção responsável por acompanhar o fluxo editorial do processo de avaliação duplo-cego por pares. Nesse processo, os textos são avaliados, anonimamente, por dois avaliadores que podem ser membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. No caso de pareceres divergentes sobre um original, um terceiro avaliador pode ser consultado.

5. Concluída a etapa de avaliação, os autores são notificados sobre a decisão editorial com cópia dos pareceres e, se for o caso, recebem instruções para o envio de uma versão modificada do texto. Textos modificados não enviados dentro do prazo estabelecido pelo editor responsável pelo fluxo editorial da submissão não serão publicados na edição para a qual foram encaminhados. Dados e conceitos contidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

6. São aceitas submissões escritas em português, inglês, espanhol ou francês.

7. Os direitos autorais referentes aos artigos aprovados serão concedidos, sem ônus, automaticamente à Revista (Con)Textos Linguísticos, a qual poderá então publicá-los com base nos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98.

8. Autores devem anexar, no momento da submissão, documento de autorização para uso de imagens (mesmo para as que estão disponíveis publicamente) contidas no texto submetido. Caso contrário, será necessário retirá-las e apenas descrevê-las.

9. Autores devem se certificar de que preencheram todas as informações solicitadas no formulário de cadastro de autores e de todos os coautores durante o processo de submissão. Obrigatoriamente, devem ser informados:

  • nome completo, sem abreviaturas;
  • e-mail;
  • país;
  • URL do currículo Lattes ou de outro currículo acadêmico disponível on-line;
  • Orcid;
  • afiliação acadêmica ou vínculo institucional;
  • mini biografia acadêmica (dados de formação, atuação profissional e sobre órgão de fomento à pesquisa se for necessário).

10. Os arquivos submetidos devem estar formatados conforme o modelo disponível para download (atenção: baixe o arquivo do modelo para editá-lo). Os autores devem fazer download do arquivo e utilizá-lo na ocasião da submissão. Para fazer download do arquivo do modelo, no menu superior esquerdo do Google Docs, clique em Arquivo > Fazer download > Microsoft Word (.docx).

11. Os arquivos submetidos devem ser digitados em Microsoft Word, em papel A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm, sem numeração de páginas.

12. O texto deve ter extensão mínima de 48.000 caracteres com espaço e máxima de 80.000 caracteres com espaço, incluindo caixas de texto e notas de rodapé.

13. O arquivo deve obedecer à seguinte estrutura e formatação:

  • Título: centralizado no alto da primeira página, em caixa baixa, contendo no máximo 240 caracteres com espaços, em fonte Arial, tamanho 12, negrito.
  • Título em inglês: uma linha após o título na língua original do artigo, em caixa baixa, em fonte Arial, tamanho 12, sem negrito. Se o texto do artigo não estiver originalmente em português, o título em português deve ser apresentado no lugar do título em inglês.
  • Resumos: em português e inglês para os textos escritos em português ou na língua do artigo e em português para textos escritos em língua estrangeira. Precedido desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es). Cada um dos resumos deve ser seguido de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave na língua do resumo, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, fonte Arial, tamanho 11.
  • Texto do artigo: iniciado na segunda página, em espaçamento 1,5 cm. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha e sem espaço entre eles. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, em caixa baixa. O subtítulo para a lista de referências também se submete a essa formatação. Deverá haver uma linha em branco com espaçamento 1,5 entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo seguinte. Todo destaque realizado no corpo do texto deve ser feito em itálico. Exemplos aos quais se faça remissão ao longo do texto deverão ser destacados dos parágrafos que os anunciam e/ou comentam e numerados, sequencialmente, com algarismos arábicos entre parênteses, com adentramento de parágrafo.
  • Referências: precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto.
    • Para referências em geral (de livro, de autor-entidade, de dicionário, de capítulo de livro organizado, de artigo de revista, de tese/dissertação, de artigo/notícia em jornal, de trabalhos em eventos, de anais de evento, de verbete, de página pessoal), seguir a NBR 6023:2018 da ABNT. Os documentos eletrônicos seguem as mesmas especificações requeridas para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com as normas NBR 6023:2018 da ABNT; no entanto, essas referências devem ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos on-line apenas temporariamente disponíveis.
    • Para citações, seguir a NBR 10520:2023 da ABNT. Ressalte-se que as referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (Silva, 2005, p. 36–37).
    • No caso de haver transcrição fonética e uso de fontes do IPA, é necessário usar somente um tipo de fonte: silDoulosIPA, tamanho 12. A fonte pode ser obtida gratuitamente em: https://alib.ufba.br/content/fonte-sildoulos-ipa.
  • Anexos, caso existam, devem ser colocados após as referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexo, em negrito, sem adentramento e sem numeração.

14. A submissão (uma e somente uma por grupo ou por autor a cada edição) deverá ser feita pelo sistema da revista no Open System Journal (OSJ) em um arquivo digital, conforme as normas aqui divulgadas, sem qualquer identificação de seu(s) autor(es) (assegurando avaliação duplo-cega pelos pares). Em “Comentários ao editor”, deverá especificar a seção para qual o artigo será submetido (Estudos analítico-descritivos; Estudos sobre texto e discurso; ou Linguística aplicada).

15. As submissões que não obedecerem tanto às normas editoriais quanto às normas de formatação aqui apresentadas serão sumariamente recusadas.

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