Histórico

2007 - Lançamento do periódico
A Revista (Con)Textos Linguísticos foi lançada em 2007 com o intuito de promover o intercâmbio de pesquisas e novas ideias em nível estadual, nacional e internacional, bem como consolidar o compromisso do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que na época, contava com o curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, no fomento da pesquisa em linguística no estado do Espírito Santo. A primeira equipe editorial foi composta pelas professoras Lúcia Helena Peyroton da Rocha e Maria da Penha Pereira Lins.

2010 - Expansão da comissão editorial
Na primeira edição de 2010, novos integrantes passam a constituir a equipe editorial: as professoras Ana Cristina Carmelino (na condição de presidente), Micheline Mattedi Tomazi (vice-presidente) e Júlia Maria da Costa de Almeida.

2012 - Periodicidade semestral e novas adições na equipe editorial
Na intenção de aperfeiçoar sua avaliação e em atendimento às demandas da Capes, a periodicidade da revista mudou para semestral a partir do ano de 2012. No mesmo ano, houve alteração na equipe editorial, que também passou a ser integrada pelo Prof. Alexsandro Rodrigues Meireles (na posição de presidente) e pelas professoras Edenize Ponzo Peres e Janayna Bertollo Cozer Casotti.

2013 - Periodicidade quadrimestral e alterações na equipe editorial
A revista passou a ser publicada quadrimestralmente a partir do ano de 2013, quando a equipe editorial adquiriu a seguinte configuração: Alexsandro Rodrigues Meireles (Editor-gerente), Ana Cristina Carmelino (Editora de Layout), Aurélia Lyrio (Editora de Texto), Edenize Ponzo Peres (Editora de Seção), Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora de Seção), Júlia Maria da Costa de Almeida (Editora de Texto), Lúcia Helena Peyroton da Rocha (Leitora de Prova), Maria da Penha Pereira Lins (Editora de Texto) e Micheline Mattedi Tomazi (Editora de Seção).

2014 - Novas alterações na equipe editorial
No ano de 2014, houve outra mudança na equipe editorial, que passou a ter a seguinte configuração: Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora-gerente), Alexsandro Rodrigues Meireles (Leitor de Prova), Aurélia Leal Lima Lyrio (Editora de Texto), Carmelita Minélio da Silva Amorim (Editora de Seção), Edenize Ponzo Peres (Editora de Texto), Júlia Maria Costa de Almeida (Editora de Texto), Lúcia Helena Peyroton da Rocha (Editora de Texto), Micheline Mattedi Tomazi (Editora de Seção) e Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (Editor de Texto).

2015 - Nova composição da equipe editorial
No ano de 2015, a revista passou a identificar as três seções editoriais na configuração das funções de membros da equipe: Alexsandro Rodrigues Meireles (Editor-gerente), Carmelita Minélio Silva Amorim (Editora da seção Estudos analítico-descritivos), Edenize Ponzo Peres (Editora de Texto), Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora da seção Linguística Aplicada), Lúcia Helena Peyroton da Rocha (Editora de Texto) e Micheline Mattedi Tomazi (Editora da seção Texto e Discurso).

2016 - Alterações na equipe editorial e abertura do curso de doutorado
Em 2016, a equipe editorial adquiriu a seguinte configuração: Alexsandro Rodrigues Meireles (Editor-gerente), Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora da seção Linguística Aplicada), Lúcia Helena Peyroton da Rocha (Editora da seção Estudos analítico-descritivos) e Micheline Mattedi Tomazi (Editora da seção Texto e Discurso). No mesmo ano, com a abertura do curso de Doutorado em Estudos Linguísticos, a revista deixa de ser identificada como periódico do Mestrado em Estudos Linguísticos para ser reconhecida como periódico do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

2017 - Novas alterações na equipe editorial
No ano de 2017, a equipe editorial adquiriu a seguinte configuração: Alexsandro Rodrigues Meireles (Editor-gerente), Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora da seção Linguística Aplicada), Gesieny Laurett Neves Damasceno (Editora da seção Estudos anlítico-descritivos), Christiane Nunes de Souza (Editora de Seção) e Micheline Mattedi Tomazi (Editora da seção Texto e Discurso).

2019 - Recomposição da equipe editorial
A partir de 2019, a equipe editorial adquiriu uma nova composição: Pedro Henrique Witchs (Editor-gerente), Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora da seção Linguística Aplicada), Gesieny Laurett Neves Damasceno (Editora da seção Estudos analítico-descritivos), Micheline Mattedi Tomazi (Editora da seção Texto e Discurso) e Mayara de Oliveira Nogueira (Editora de Texto).

2020 - Nova recomposição da equipe editorial
Em 2020, a Profa. Flávia Medeiros Álvaro Machado assumiu a editoria da seção Estudos analítico-descritivos.

2022 - Nova recomposição da equipe editorial
Em 2022, a equipe editorial passou a ser integrada pelos seguintes membros: Janayna Bertollo Cozer Casotti (Editora-gerente e editora da seção Linguística Aplicada), Flávia Medeiros Álvaro Machado (Editora da seção Estudos analítico-descritivos), Micheline Mattedi Tomazi (Editora da seção Texto e Discurso) e Mayara de Oliveira Nogueira (Editora de Texto).

2023 - Capa artística
O volume 37, número 38, última edição de 2023, contou com a primeira capa artística do periódico, produzida pela mestranda Liliane Rodrigues de Albuquerque Alvim.

2024 - Alterações na equipe editorial
A partir de 2024, a equipe editorial adquiriu a seguinte composição: Pedro Henrique Witchs (editor-gerente e editor da seção Linguística Aplicada), Amanda Heiderich Marchon (editora da seção Estudos analítico-descritivos e editora de texto) e Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (editor da seção Texto e Discurso).

 

Histórico da classificação Qualis Periódicos da Capes
- 2013-2016: B1
- 2017-2020: A3