As implicações da visão higienista do habitar na problemática habitacional brasileira a partir do combate às epidemias na segunda metade do século XIX ao início do século XX

Autores

Resumo

Este trabalho pretende analisar, discutir e tecer reflexões sobre a contribuição dos higienistas para a emergência do problema da habitação no Brasil, a partir dos discursos e ações dos agentes envolvidos. Tendo como base uma ampla revisão da literatura, o trabalho norteia-se pelos processos de transformações sociais, econômicas e urbanas ocorridas a partir da segunda metade do século XIX à primeira década do século XX, com ênfase nas epidemias e seus impactos sobre o espaço urbano e no espaço da moradia. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são os cenários escolhidos para discorrer reflexões sobre os fenômenos investigados. Verifica-se que os higienistas, personificados por diferentes agentes sociais, contribuíram para a emergência da problemática habitacional a partir das intervenções nas formas de morar dos mais pobres.  

Palavras-chave: habitação, higienistas, epidemias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fernandes Muniz, Universidade Vila Velha

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2005). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFES) - linha de pesquisa estudos Urbanos e Regionais - Área de estudo em Habitação de Interesse Social (2019-2022). Mestre em Engenharia Civil pela mesma instituição (2012). Especialista em Gestão Eficaz de Obras e Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo (UNICSUL), 2010. Possui curso técnico em Estradas pelo IFES (1997). É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), Coordenadora do laboratório de projetos - Núcleo de Estudos e Práticas em Arquitetura, Engenharia e Design (NEP-UVV) onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão com a temática da Habitação de Interesse Social, em particular às relacionadas às Políticas Habitacionais. Membro do grupo Dignidade Urbana do Mestrado em Arquitetura e Cidade da UVV, registrado no CNPq. Membro da Diretoria do IAB-ES gestão 2020/2022. Foi professora do curso de Engenharia Civil da Associação Educacional de Vitória (FAESA), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Brasileira (MULTIVIX-Vitória), professora substituta do curso de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES), professora do curso de Design de Interiores (SENAC-ES), professora do curso técnico em Edificações (SENAI) e arquiteta atuante em Escritório de Arquitetura e Projetos.

Downloads

Publicado

28-01-2022