As ONGs no campo da hanseníase e a agência do paciente

Autores

Resumo

Este artigo discorre as condições de agência e de reconhecimento do paciente de hanseníase a partir de um recorte institucional conforme os conceitos de campos científicos, bens simbólicos e habitus da sociologia de Pierre Bourdieu. Ele se baseia em fontes discursivas relacionadas nos Index Medicus e Catalogue, PUBMED, artigos e registros da historiografia da lepra publicada pela FIOCRUZ em 2003 e em fontes primárias sobre os congressos e simpósios nacionais e internacionais da hanseníase desde 1897. O artigo apresenta a configuração do campo institucional e científico da hanseníase e descreve as diversas organizações envolvidas na hanseníase e suas relações de influência na produção de conhecimentos, práticas e técnicas do campo.  Discute as possibilidades de agência do paciente e de reconhecimento nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoica Bakirtzief, Professora Externa Dep. Educação UFSM

Doutora em Psicologia, foi  bolsista do Programa Nacional de Posdoutorado/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa (UFSM), professora externa no Dep. de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo Tarefa sobre Saúde Mental e Doenças Negligenciadas do United to Combat NTD coalition (http://unitingtocombatntds.org/ ). Integrante do Comitê Técnico Assessor Internacional do Projeto de Pesquisa PEP++ (Brasil, Índia e Indonésia). Integrante do grupo de pesquisa LABIS -Laboratório de Investigação Sociológica- da UFSM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais sobre saúde e doença e práticas institucionais em campos médico-científicos. Coordenou projeto de pesquisa multicêntrico para construção e validação da Participation Scale (Escala de Participação) para auferir o grau de restrição a participação social que se encontra traduzida para mais de 23 idiomas (https://www.infontd.org/toolkits/nmd-toolkit/participation-scale). Tem atuado na formação docente para educação profissional e tecnológica. Tem prestado assessoria técnica e científica `a organizações de fomento ao desenvolvimento e a promoção da saúde nacionais e internacionais como a NHR, AIFO, DAHW, tendo sido, também, coordenadora nacional da American Leprosy Missions - ALM.

Ricardo Mayer, Universidade Federal de Santa Maria

É Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou doutoramento sandwich no Centre dAnalyse et dIntervention Sociologiques de LÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales - CADIS - EHESS (2002-2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria - PPGCS-UFSM e editor da Século XXI - Revista de Ciências Sociais, periódico científico do PPGCS-UFSM. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia política e sociologia do trabalho concentrando-se especialmente nos seguintes temas: as dimensões simbólicas da desigualdade e seus desdobramentos em termos da construção social de hierarquias de valor, de sentimentos morais e de reconhecimento denegado, bem como, sobre questões relacionadas ao mundo trabalho, à ação coletiva e ao protesto social contemporâneo. 

Downloads

Publicado

28-01-2022

Edição

Seção

Dossiê:História da Saúde e das Doenças