"Redemocratização sem democracia"

fanzines punks - arte, repressão e censura em tempos de abertura política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v51i2.37004

Palavras-chave:

Punks, fanzines, censura

Resumo

O artigo se propõe a discutir como o movimento punk representou nos fanzines formas de repressão, censura e violação de direitos sociais em tempos de redemocratização. Para tanto, foram selecionados os documentos: Buracajú (Sergipe, s. d.); Os explorados (São Paulo, 1984); Campo de concentração (Rio de Janeiro, 1984); Caos (Rio de Janeiro, 1994); Alerta punk (São Paulo, 1984); Espunk (Salvador, 1984); e Opinião punk (São Paulo, 1984). Metodologicamente os fanzines foram problematizados seguindo às premissas de análise de impressos preconizadas por Cruz e Peixoto (2007). Espera-se que o texto traga outras visões sobre as relações entre arte, repressão e censura durante o processo de abertura política.

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Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Prado, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG - Cascavel/ PR)

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), Especialista em Ensino de Geografia (Universidade Estadual de Londrina/UEL), Mestre e Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, o pesquisador está focado nos estudos da música popular brasileira com ênfase na produção artística de Belchior. Também investiga a pós-verdade e as fake news. O professor leciona no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG - Cascavel/ PR) nos cursos de Direito, Jornalismo, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda e Fotografia. Também leciona no curso de Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco. Possui experiência nas
disciplinas de Filosofia, História da Arte, Teoria e Estética do Design, História do Brasil Contemporâneo, História do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Semiótica e Teorias da Comunicação, Teoria da Imagem e Semiótica e Cultura, Sociedade e Antropologia Audiovisual.

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Publicado

17-05-2024