A construção da Perimetral Norte, na Amazônia brasileira, na década de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v51i2.37578

Palavras-chave:

Amazônia, Perimetral Norte, grandes projetos, ditadura civil-militar

Resumo

Esta pesquisa busca compreender o processo de implementação de grandes projetos na Amazônia, durante a ditadura, enfocando a BR-210, conhecida também como Perimetral Norte. Assim, objetivou-se problematizar a Amazônia, durante a ditadura civil-militar, a partir de discursos e planos para a suposta integração, colonização e exploração por meio de projetos rodoviários. O estudo baseou-
se em discursos feitos por integrantes do regime como presidentes, generais e políticos envolvidos nos projetos para a Amazônia e a partir de fontes obtidas por meio de investigações no âmbito digital e espaço físico utilizando e problematizando fontes históricas como jornais, revistas, transcrições de discursos, documentos oficiais e mapas. A metodologia utilizada foi qualitativa, fazendo interpostos entre pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise do conteúdo. O resultado da pesquisa mostra que o plano de integração pensado pelos governos de militares para a BR-210 estava em desacordo com a realidade do território e financeira, desrespeitando povos, terras e biomas, em uma obra construída sem planejamento adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Nilber Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Pará

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará e graduado em História pela Universidade Federal do Pará. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Amazônia brasileira e Patagônia argentina: um estudo comparativo do século XX.

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

Downloads

Publicado

17-05-2024