Inventário historiográfico e construção identitária em Forquilhinha - Santa Catarina
Abstract
Durante o século XX os descendentes de alemães estabelecidos em Forquilhinha à partir de 1912, município situado no Sul Catarinense, procuraram construir uma imagem de cidade alemã. Esta imagem foi também exteriorizada nos escritos produzidos sobre o município. Os demais grupos étnicos (lusos, italianos, poloneses, russos, japoneses e afro-descendentes) que habitavam aquela localidade ficaram invisíveis na historiografia sobre o município. Assim, o presente artigo ao fazer um inventário historiográfico sobre Forquilhinha buscou compreender como a imagem de cidade alemã foi sendo sedimentada nestes escritos. Buscou-se demonstrar que após a emancipação política o poder público municipal investiu na consolidação desta identidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).