Como falam os indígenas? Produção de documentos e vozes discursivas no movimento social mexicano neozapatista
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar as formas e os recursos de comunicação utilizados pelo movimento indígena mexicano neozapatista. Dessa forma iremos analisar a operacionalização dos meios de comunicação por esse movimento, tal como a internet e a produção de discursos, lançados ao governo e à sociedade civil com fins de estratégia política. Além disso, consideramos importante apontar e discutir a presença e função de uma voz discursiva não indígena no interior do movimento neozapatista, como a do subcomandante insurgente Marcos e a presença e função de uma voz discursiva indígena, como a do denominado ancião “Viejo Antonio” a fim de comparar suas finalidades de representação em nome dos rebeldes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
30-05-2016
Issue
Section
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).