Racismos/sexismos e o extermínio da população LGBT: o que os discursos cristãos e das Escrituras como lei têm a nos dizer?
Abstract
O objetivo desse artigo foi compreender os dispositivos, saberes e poderes que
sustentam os discursos cristãos e seus efeitos sobre a produção de racismos e sexismos na sociedade ocidental contemporânea. Tomando Michel Foucault como intercessor teórico privilegiado, este texto insere-se em discussões sobre o cristianismo, produções de modos de vida e fundamentalismos. Metodologicamente, tratou-se de uma analítica genealógica entrelaçando discursos de líderes religiosos com as condições políticas de produção do corpo e das sexualidades desejáveis. Aponta, por fim, para as possibilidades de extermínio advindas dos que se proclamam “salvadores” absolutos das formas e modos de vida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).