Representações sociais de gênero na aplicação do Método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Itaúna, Minas Gerais
Abstract
A pesquisa enfoca as representações sociais de gênero na aplicação do Método
APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) através de análise
documental, observação direta e realização de entrevistas semiestruturadas em duas unidades prisionais que aplicam o método, uma masculina e outra feminina, no município de Itaúna em Minas Gerais. A APAC iniciou suas atividades na década de 1970, passando a administrar estabelecimentos prisionais que aplicam sua metodologia. Por trinta anos o método, centrado no trabalho, disciplina e religiosidade, foi aplicado apenas para homens, até a inauguração da unidade feminina de Itaúna, em 2002. A pesquisa teve como objetivo perceber como as representações de sociais de gênero interferem na aplicação do método para homens e mulheres.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).