Evita Perón e o cinema argentino na perspectiva de Libertad Lamarque

Authors

  • Alessander Kerber UFRS

Abstract

No presente artigo, proponho uma análise da forma como Libertad Lamarque
representou Evita Perón. Lamarque, intitulada Reina Del Tango, foi a principal protagonista do cinema argentino durante a década de 1930 e até meados dos anos 1940. Durante as gravações do filme Cabalgata del circo, em 1945, teria ocorrido o conflito entre a protagonista do filme, Libertad, e uma das coadjuvantes que iniciava sua carreira política, Evita. Apesar de não haver nenhum documento oficial emitido pelo governo Perón, Libertad Lamarque não recebeu mais convites para filmar naquele país desde aquele momento, radicando-se no México. Na ausência de documentos oficiais recorro às narrativas autobiográficas para lançar luz sobre esta questão. Proponho demonstrar que Libertad tinha um “projeto” de ser representante feminina da nação Argentina e que seu conflito com Evita se relaciona com essa questão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

22-08-2016

Issue

Section

Dossiê: Relações de poder e gênero na História