Evita Perón e o cinema argentino na perspectiva de Libertad Lamarque
Abstract
No presente artigo, proponho uma análise da forma como Libertad Lamarque
representou Evita Perón. Lamarque, intitulada Reina Del Tango, foi a principal protagonista do cinema argentino durante a década de 1930 e até meados dos anos 1940. Durante as gravações do filme Cabalgata del circo, em 1945, teria ocorrido o conflito entre a protagonista do filme, Libertad, e uma das coadjuvantes que iniciava sua carreira política, Evita. Apesar de não haver nenhum documento oficial emitido pelo governo Perón, Libertad Lamarque não recebeu mais convites para filmar naquele país desde aquele momento, radicando-se no México. Na ausência de documentos oficiais recorro às narrativas autobiográficas para lançar luz sobre esta questão. Proponho demonstrar que Libertad tinha um “projeto” de ser representante feminina da nação Argentina e que seu conflito com Evita se relaciona com essa questão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).