Danças dramáticas do Atlântico: os olhares estrangeiros sobre a festa do congado na sociedade escravista

Authors

  • Leonara Lacerda Delfino

DOI:

https://doi.org/10.23871/dimensoes-n38-16804

Abstract

O ritual de coroação de reis negros, também conhecido como reinados e, posteriormente, festa do congo ou congada, tem suas origens na sociedade escravista e na expansão do catolicismo e do império português, através dos processos de hibridização cultural no mundo atlântico. Estes festejos geralmente aconteciam durante a confraternização dos santos patronos das irmandades negras e tinham como ponto alto a entronização do rei, o cortejo festivo, a musicalidade e corporeidade dançante como elementos de comunicação com o sagrado. Para a análise destas dramatizações atlânticas, utilizamos os depoimentos de viajantes das expedições científicas, com vistas a compreendermos os aspectos indiciários presentes em suas narrativas etnocêntricas capazes de servirem como parâmetros de diálogos com os elementos procedentes do catolicismo centro-africano.

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Published

30-06-2017

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Artigos