O grupo político por trás da produção teatral: uma análise de discurso de As Bacantes de Eurípides
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n39-18631Abstract
Este artigo propõe uma análise de discurso da tragédia As Bacantes (Bakxai) de Eurípides (406/5 a.C.) aliada aos conceitos de Eni Orlandi (2001) e em diálogo com as ideias historiográficas de Carlo Ginzburg (1989) sobre os sinais reveladores de sentido para suscitar a presença de um grupo político no financiamento da produção desta obra levada a público em Atenas de finais do século V. Concilia estudos de Paul Foucart (1904), Richard Seaford (2006), Leandro Barbosa (2012), Courtney Friesen (2015) e Eric Csapo (2008) para avaliar a peça e o deus Dioniso presente na mesma, além de estudos do contexto histórico tais quais de Luis Fernando D’ajello (2014) e da obra Helênicas de Xenofonte.Downloads
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29-12-2017
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Artigos
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