“Os pilares da fogueira”: a construção do discurso cristão contra a bruxaria na Idade Média (séc. XIV)
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n39-18632Abstract
Nos fins da Idade Média, manuais inquisitoriais tornaram-se instrumentos de poder que condenaram milhares de almas à fogueira. Alguns destes manuais dedicaram-se em grande parte a esmiuçar e combater a bruxaria como prática mágica demonolátrica, imputando sobretudo às mulheres o estigma de agenciadoras do diabo em um plano maligno de ataque à cristandade. Este discurso contra a bruxaria foi construído paulatinamente como um contraponto de alteridade à identidade cristã enquanto grupo majoritário de poder.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
29-12-2017
Issue
Section
Artigos
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).