Laços de sangue, posicionamentos opostos: considerações sobre as trajetórias dos irmãos Heráclito e Odon Cavalcanti Carneiro Monteiro (Paraíba e Rio Grande do Sul, primeiras décadas do século XX)
Abstract
Nosso objetivo neste artigo é, através das trajetórias de Heráclito e Odon Cavalcanti Carneiro Monteiro, irmãos que atuaram politicamente nos estados da Paraíba e Rio Grande do Sul, respectivamente, compreender o processo de inserção e articulação social e política no Brasil da Primeira República (1889-1930) e da Era Vargas (1930-1945). A utilização crítica do recurso biográfico, nos últimos anos, tem se constituído um importante e frutífero modo de se analisar determinados aspectos de uma sociedade, acompanhando a trajetória dos sujeitos escolhidos e suas relações com o meio no qual estavam vinculados. Deste modo, acreditamos que este trabalho tem uma dupla contribuição: colaborar para a demonstração do uso historiográfico da biografia e lançar luzes sobre o fazer política no Brasil das primeiras décadas do século XX.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).