Américo Oliveira versus American Power:
a Gazeta, a “Central" Brasileira e a eletricidade no Espírito Santo (1946-1958)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v1i48.37661Abstract
Este artigo versa sobre a atuação da American & Foreign Power (AMFORP) no Espírito Santo por meio da sua subsidiária local, a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica (CCBFE), fornecedora dos serviços de eletricidade, transportes urbanos e telefonia. Por outro lado, analisa a reação regional efetivada pelo médico Américo Oliveira, que publicou uma série de artigos em A Gazeta. Esses documentos permitem a análise da cultura material da eletrificação capixaba; da reação regional mobilizada pelo médico Américo Oliveira e a sua transformação do contexto de 1946 até 1953, quando uniu a crítica moralista do tipo udenista ao nacionalismo. Utilizando a análise do discurso adaptada para historiadores e os conceitos de noções, crenças, projeto e propaganda de André R. V. V. Pereira foi possível indicar os atos comunicativos voltados para o convencimento público, onde os projetos nacionais e internacionais entraram em combate aberto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).