A lendária fazenda Muribeca
um estudo de caso em arqueologia histórica
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.38485Keywords:
Colonização jesuítica. Fazenda Muribeca. Igreja N.S. das Neves. Arqueologia Histórica.Abstract
A pesquisa buscou ampliar os parcos conhecimentos existentes acerca da Fazenda Muribeca, construída pelos jesuítas, aí compreendida a Igreja Nossa Senhora das Neves, sua história e importância para a cultura regional, desde seu período áureo nos fins do século XVII, até sua decadência no início do século XIX. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em arqueologia histórica, com o objetivo de flagrar alguns momentos de sua trajetória por meio de estudos de cultura material, buscando compreender o processo de utilização das terras da antiga fazenda e demonstrando sua relevância memorialística. Como conclusão destacamos o fervilhar de pessoas e de atividades e a riqueza da vida social a qual foi compreendida a partir dos vestígios recuperados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).