Stella Coelli Extirpavit
percepção, trânsito sacrificial e devoção na ladeira da penitência do convento de Nossa Senhora da Penha na província do Espírito Santo (séc. XIX)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.38902Keywords:
Igreja Católica; Marianismo; Convento de Nossa Senhora da Penha.Abstract
O presente artigo tem como principal objetivo compreender a importância da Ladeira da Penitência, localizada no Convento de Nossa Senhora da Penha na Província do Espírito Santo, para a devoção mariana no século XIX. Para este fim, fizemos uma análise histórica, cartográfica e especial do Convento de Nossa Senhora da Penha, bem um estudo sobre alguns relatos encontrados em jornais do século XIX referentes especificamente a Ladeira da Penitência. Paralelamente a isso, tratamos de entender com a Ladeira da Penitência se converteu em um espaço devocional potencializada pela prática do trânsito sacrificial e percepção do sagrado na natureza e monumento construído.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).