Escravidão e decadência nos Estados Unidos e no Império do Brasil: Torres Homem e seu diálogo com Alexis de Tocqueville
Abstract
Discutimos o problema da escravidão segundo Torres Homem. Para o autor, a escravidão é uma instituição que provoca a decadência e a ruína, necessária, dos povos que a adotam. Analisaremos, para tanto, o estudo que o autor faz do Norte e do Sul dos Estados Unidos através de sua leitura da Democracia na América. Como veremos, o Norte dos Estados Unidos confirmam a tese de que o trabalho livre produz progresso moral e material e, por outro lado, o trabalho escravo, próprio ao Sul, determinaria a decadência dos “povos” que o adotam. Por fim, perceberemos o pessimismo de Torres Homem em relação ao próprio destino do Império do Brasil, e isto em função da radicalização da escravidão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Dossiê: Ideia, cultura e política na América Latina
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).