Encontros com a Civilização Brasileira (1978-1982): resistência cultural e prenúncio de uma nostalgia
Abstract
A segunda metade da década de 1970 foi notoriamente uma época de agudas transformações políticas e culturais não somente em termos internacionais mas também no contexto brasileiro da transição para a democracia. Essas transformações tiveram repercussões decisivas no campo cultural brasileiro, como o desenvolvimento e o aprimoramento da indústria cultural e a consolidação de novos lugares de produção e de emissão de discursos, nomeadamente da mídia televisiva. No Brasil, a emergência desses novos lugares não tardou em ser sentida por âmbitos tradicionais de produção de cultura e por redutos do pensamento crítico, como as revistas político-culturais. Por meio da análise desse contexto de mudanças, busco apresentar uma interpretação acerca da acanhada recepção pública da revista Encontros com a Civilização Brasileira (1978-82), atribuída usualmente à suposta indefinição ideológica dessa publicação.Downloads
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).