Predicativo do sujeito: história intelectual de um germânico a serviço da corte portuguesa na Amazônia
Abstract
Partindo do trabalho de cartografia de um engenheiro militar, ogermânico Gaspar João Geraldo de Gronsfeld (1716-1779), este estudoanalisa a representação da Amazônia na segunda metade do século XVIII, apartir de seus dois projetos de fortificação e demarcação na cidade de Belém,capital do antigo estado do Grão-Pará. Foi necessário uma investigação sobrea formação intelectual de Gronsfeld às faces da ilustração franco-alemã, osseus contatos com o mundo Português e sua participação na ExpediçãoDemarcadora de Limites do território luso-americano no norte do Brasil(1753 - 1779). A partir desta experiência de Gronsfeld, foi feita uma leituragráfica, conceitual e histórica dos mais importantes projetos de fortificaçãopara a defesa de Belém, como parte da análise da história intelectual eimagens da época da Amazônia Colonial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
11-11-2013
Issue
Section
Artigos
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).