A construção dos caminhos da erva-mate em Santa Catarina: combinação e sobreposição de transportes
Abstract
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a formação e a construção dos caminhos da erva-mate em Santa Catarina, de Porto União a São Francisco do Sul. Destacaremos, de forma separada as seguintes modalidades de transportes: a) a formação das companhias de navegação fluvial na divisa com o Paraná, envolvendo as cidades de Porto União, Canoinhas, Três Barras e Mafra; b) a construção da Estrada Dona Francisca, que partia de Joinville até Mafra, passando por Campos Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho; c) a construção da Linha São Francisco, um ramal ferroviário da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande, ligando o porto de São Francisco a Porto União, ou seja, cobrindo todo o trecho da Estrada Dona Francisca até Rio Negro/Mafra, e da navegação fluvial até Porto União; d) além das tentativas para construir o novo porto em São Francisco. Este sistema de transporte fazia parte do complexo ervateiro em Santa Catarina que integrava as unidades produtoras aos entrepostos comerciais e escoava a produção.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).