D. João I, o iniciador da Dinastia de Avis entre a identidade portuguesa e a alteridade
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar os elementos da imagem do primeiro monarca da Dinastia de Avis, D. João I. Por ser de origem bastarda ele representa num primeiro momento a figura do “outro”, que jamais teria condição de se tornar rei. No entanto, através da chamada “Revolução de Avis”, D. João assume o poder. Após a sua morte através do relato dedicado ao seu reinado, a Crónica de D. João I, Fernão Lopes transforma este soberano em símbolo da identidade portuguesa, ligando-o a elementos messiânicos, ao povo português e a capacidade de trazer uma nova era de felicidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Dossiê: Identidade e Alteridade no ocidente tardo antigo e medieval
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).