Eurocentrismo e gênero: mulheres não brancas na invisibilidade da cena
Resumen
O presente artigo tem como objetivo perceber como o eurocentrismo atravessou, nos primeiros anos da década de 1940, as questões de raça e gênero em Mato Grosso. A metodologia adotada foi a análise de oito imagens de propagandas publicadas no Jornal “O Estado de Mato Grosso”, que circularam entre 1940 a 1942 e, que estão disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional/RJ. Através de uma abordagem que discute o conceito de eurocentrismo e representações de gênero, foi possível analisar a presença das mulheres naquela sociedade balizada pela definição dos papéis femininos. Ao observar tais
imagens, revelou-se a invisibilidade das mulheres não brancas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).