A latinidade e as Luzes: a França, o Oriente e o lugar das Américas nas Lettres sur l’Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1836)
Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir a construção de uma oposição entre
“latinos” e “anglo-saxões” nas Américas por meio da análise da “Introdução” às Lettres
sur l’Amérique du Nord (1836), de Michel Chevalier. Inspirado pelas ideias saint-simonianas e pela historiografia romântica francesa das primeiras décadas do século XIX, o autor, em seu relato de viagem, buscou estabelecer relações entre a abertura de canais interoceânicos que pusessem a Europa em contato com o Extremo Oriente, a “latinidade” da “América do Sul” e o papel da França em um mundo em que, cada vez mais, os “anglo-saxões” do Velho e do Novo Mundo pareciam ocupar posições de protagonistas. A compreensão dos significados do texto de Michel Chevalier se apresenta, nesse sentido, como essencial para uma análise sobre a elaboração do conceito de “América Latina” no século XIX.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).