Elites locais, patrimônio e atividades econômicas no Brasil do século XIX: o epílogo da trajetória do negociante Manuel Francisco Correia (Cidade de Paranaguá, Província do Paraná, 1861-1864)
Resumen
Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca dos aspectos do patrimônio
e das atividades econômicas do negociante de origem portuguesa Manuel Francisco Correia
(1776-1864). Este negociante fixou-se na cidade paranaense de Paranaguá no fim do século XVIII. O objetivo central desta abordagem é evidenciar aspectos do envolvimento de um imigrante português na vida econômica de uma área litorânea do Brasil Meridional. Portanto, são apresentadas três constatações. Primeiro, o controle do mercado de crédito era um elemento fundamental do poder econômico de abastados negociantes radicados em províncias do Império. Segundo, a concessão de empréstimos era operacional para a formação de um séquito de dependentes. Terceiro, o aluguel de imóveis era um componente basilar da renda dos negociantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).