Os visigodos: de saqueadores de Roma a padrão de nobreza
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n37-14863Resumen
O artigo reflete sobre a construção do conceito de nobreza em relação aos visigodos pelo clero ibérico, em especial, pelo bispo Isidoro de Sevilha, bem como a associação dos visigodos à identidade cristã, à nobreza e à monarquia. Descreve a transformação dos conceitos de civilização e barbárie, esta última associada, inicialmente, a todos os povos germânicos, e a gradual mudança da imagem dos visigodos, que se transformam em defensores da fé, nobres e pilar da identidade cristã hispânica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).