Ernest Renan 'brésilien': dos papéis que um historiador francês teve no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n37-14871Resumen
O presente artigo busca narrar os papéis que Ernest Renan (1823-1892) teve no Brasil. Por meio do estudo de uma série de textos publicados no Brasil e que fizeram referência a esse historiador francês, narrar-se-á como se deu a construção de um “Renan brésilien”, especialmente a partir das repetidas referências, por escritores brasileiros, aos textos desse historiador dedicados à história das origens do cristianismo e à definição da nação. Simultaneamente, procuro dizer da centralidade da noção de “influência” para os estudos que avaliaram as leituras que brasileiros fizeram de Renan e, por fim, apresento trabalhos que, ao tomarem Renan e seus leitores como objetos de estudo, procuram tratar da historicidade das verdades partilhadas por esses escritos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).