Dócil, obediente e laborioso: os múltiplos olhares sobre o (i)migrante ideal para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n39-18635Resumen
Durante os séculos XIX e XX, o processo de imigração e colonização para todo o país passava por uma série de prerrogativas e discussões de ordem política, econômica, moral, religiosa e cultural. Afinal, quem deveria vir ao Brasil e formar um corpo de trabalhadores destinados a construir um país em desenvolvimento? Sobre essa base, múltiplos personagens foram ganhando contornos e se subvertendo de acordo com os interesses divergentes e convergentes. Sobre esse olhar, europeus, asiáticos, africanos e nacionais, redimensionaram seu papel como mão de obra ao longo do tempo e do espaço. Assim, nesse artigo, buscávamos apresentar os múltiplos olhares sobre o imigrante ideal na construção do nosso país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
29-12-2017
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).