A intelectualidade telúrica de Ada Curado: uma grande escritora em Goiás no século XX

Autores/as

  • Ana Carolina Eiras Coelho Soares Universidade Federal de Goiás
  • Danielle Silva Moreira dos Santos Universidade Federal de Goiás

Resumen

Mulheres como Ada Curado (1916-1999) não possuem espaços nem na historiografia tradicional nem no cânone literário, ambos essencialmente masculinos. No entanto, dentro das perspectivas analíticas da história das relações de gênero e das mulheres, descortina-se a possibilidade de entender a trajetória dessa mulher excepcional em termos de engajamento político e produção cultural. Existia uma grande rede de apoio entre mulheres escritoras e intelectuais em Goiás, ampliando e incentivando sua participação nos espaços públicos. Foi justamente nesse contexto que Ada Curado viveu e produziu obras diversas, tecendo críticas e observações políticas, culturais e sociais fundamentais, tanto regionais quanto nacionais. No rol das mulheres artistas intelectuais que fizeram parte da História, Ada Curado, esquecida pelas História e pela Literatura foi uma voz potente em seu tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em História-UFG e da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Atualmente está coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Gênero da Faculdade de História (GEPEGH-UFG); coordenadora do GT regional de Gênero da ANPUH-GO; membra da diretoria da ANPUH/GO (gestão 2020/2022); membra da Sociedade dos Estudos dos Oitocentos e realiza seu segundo pós-doutoramento em História pelo PPGH/UFES. Possui pós-doutorado em Antropologia pela UNB (2017), doutorado em História Política pela UERJ (2009), Mestrado em História pela UERJ (2003); Especialização em Psicopedagogia pela UCAM (2008); licenciatura e bacharelado pela UERJ (2001). 

Danielle Silva Moreira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Já atuou como professora substituta da Faculdade de História da UFG, Campus Goiânia (2019). É mestra em História pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (2018), graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (2015) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero (GEPEGH-UFG).

Publicado

03-02-2021

Número

Sección

Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"