Os mouros vistos por cronistas peninsulares do século XV: Pero Carrillo de Huete e Lope de Barrientos e Gomes Eanes de Zurara
Resumen
Olhar para o século XV peninsular pode criar a ilusão de que a geografia política correspondia às divisões dos reinos separados pelos credos religiosos, mas esta aparência é uma forma simplista de abordar esta temática. Um olhar mais atento revela que a teia política e diplomática é cheia de nuances, muito mais complexo do que aparenta e onde reinos cristãos podem se guerrear enquanto têm tréguas com o reino muçulmano de Granada. O longo convívio de séculos entre religiões trouxe guerra, mas também paz e destes tempos ficaram vários testemunhos de cronistas, de que vamos estudar três: Pero Carrillo de Huete, Frei Lope de Barrientos e Gomes Eanes de Zurara.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).