El altar del judío Nasas y la figura de Elías ¿Sincretismo religioso en tiempos de Gregorio Magno?
Resumen
Neste artigo explora-se as possíveis explicações da epístola III, 37 do Registrum Epistularum de Gregório Magno, em que o papa exige punir um judeu chamado Nasas que supostamente havia erguido um altar em nome do profeta Elias que era frequentado por cristãos. O trabalho apresenta, em primeiro lugar, as análises anteriores em torno da carta. Em seguida, analisa-se a viabilidade dos acontecimentos ali narrados e qual era a imagem de Elias e dos altares tanto na obra de Gregório Magno quanto nas literaturas judaica e cristã do período. Dessa forma, busca investigar o que Nasas poderia ter feito na Sicília do século VI e refletir sobre nossas limitações no conhecimento do judaísmo europeu tardo antigo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).