Evergetismo e vida cívica em Antioquia
algumas reflexões com base no Mosaico da Megalopsychia (séc. V d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.39183Palabras clave:
Antiguidade Tardia; Antioquia; Mosaicos; Evergetismo; Vida Urbana.Resumen
O mosaico encontrado em 1932, no distrito de Yakto, por ocasião da primeira campanha de escavação de Antioquia e arredores, é um dos mais extraordinários artefatos então revelados pelos arqueólogos. O Mosaico da Megalopsychia, como se tornou conhecido, ostenta uma magnífica borda topográfica na qual figuram diversas cenas que retratam o cotidiano da cidade e do subúrbio de Dafne. Neste artigo, investigamos as modalidades de manifestação da generosidade aristocrática por meio das imagens e inscrições associadas às tradições cívicas de Antioquia, o que nos permitiu iluminar as redes de evergetismo na segunda metade do século V. Nesse sentido, consideramos o mosaico um valioso testemunho acerca da vitalidade da vida urbana na Antiguidade Tardia, incluindo os monumentos, atividades e personagens cuja memória o artesão buscou eternizar na pedra.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).