Usos do espaço monástico na Antiguidade Tardia
conexões e diálogos entre fontes escritas e arqueológicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.39335Palabras clave:
Antiguidade Tardia; Monacato; EspaçoResumen
Desde o Spatial Turn, o conceito de espaço vem sendo aplicado de variadas maneiras nas ciências humanas e sociais. Na Antiguidade Tardia, é especialmente valioso entendermos os espaços reconstruídos pela Arqueologia como produtos e produtores de comportamentos do seu tempo. A partir desta reflexão, analisamos a configuração espacial de mosteiros tardoantigos egípcios, e de suas celas em especial, buscando demonstrar seu valor para a vida religiosa do monge. Para isso, nos valemos de fontes textuais clássicas bem como de resultados de escavações arqueológicas em sítios cristãos tardoantigos no Egito.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).