A imprensa e o cronista: a oposição aos governos militares brasileiros em Carlinhos Oliveira
Resumen
Este trabalho aborda a complexa relação existente entre sujeitosindividuais que atuaram na imprensa, compreendida enquanto instituiçãosocial, e os governos civil/militares brasileiros entre os anos de 1964 e 1985.Nesse sentido, destacamos a ação do jornalista e literato José Carlos Oliveiraque por sua escrita fortemente ancorada no cotidiano, no pretensamentetrivial, resultou em importantes flagrantes de um período marcado peloautoritarismo. Assim, analisamos as crônicas de Carlinhos Oliveira,sobretudo as publicadas no Jornal do Brasil no ano de 1968. Por meio dessesrelatos evidenciamos, também, o exercício da escrita como forma deoposição à ditadura, uma alternativa para aqueles que quiseram resistir, masnão optaram pela adesão aos grupos políticos organizados, nem pela via dasarmas, como propunha a guerrilha.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
11-11-2013
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).