Bajo los poderosos auspicios de Rosas: Pedro de Angelis e sua “Colección” de documentos históricos
Resumo
Resumo: Durante o governo de Juan Manuel de Rosas alguns letrados tiveram o encargo de publicizar o seu regime através de periódicos que circulavam a partir de Buenos Aires. O erudito napolitano Pedro de Angelis foi um deles. Além de ser um dos principais jornalistas do rosismo, De Angelis era arrendatário da Imprenta del Estado e um aficionado em colecionar documentos históricos. Entre 1835 e 1839, ele publicou uma compilação documental intitulada “Colección de Obras y Documentos relativos a la historia antigua y moderna de las Provincias del Rio de la Plata”. Apesar de ser um projeto pessoal, a obra de De Angelis foi dedicada a Rosas. Neste artigo demonstraremos que havia na seleção, na reunião e na publicação de documentos sobre a história do Prata e nos escritos realizados por Pedro de Angelis na “Colección” um objetivo pragmático: sustentar e divulgar o poder e o discurso rosistas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-05-2016
Edição
Seção
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).