Breves reflexões sobre a construção de imaginários sociais sobre o trabalhador no estado novo (1937-1945) e no primeiro peronismo (1946-1955)
Resumo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar breves reflexões acerca da construção dos imaginários sociais sobre o trabalhador, forjados no Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945) e no Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón (1946-1955) e, posteriormente, compará-los. Para lograr o objetivo analisaremos a dupla dimensão do discurso oficial nestes governos: a simbólica, a partir dos discursos políticos de Vargas nas festas cívicas dos 10 de novembro e Primeiros de Maio no Brasil, entre os anos 1937-1945, e os de Perón nas festas cívicas dos 17 de outubro e Primeiros de Maio na Argentina, entre os anos 1946-1955; e a “material”, a partir do estudo de parte da legislação promulgada neste período. A partir do estudo da dupla dimensão destes governos propomos a ideia de uma reinvenção dos imaginários sociais sobre o trabalhador no varguismo e no peronismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-05-2016
Edição
Seção
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).