As cidades na história: percursos críticos
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n40-18990Resumo
O objetivo deste artigo é recuperar criticamente experiências urbanas significativas na história ocidental, tomando como referências tanto argumentos de autores hoje considerados clássicos na temática das cidades, como Lewis Mumford, Jean Pierre Vernant, Jacques Le Goff, Georg Simmel e Walter Benjamin, quanto análises relevantes de estudiosos contemporâneos que tratam do mesmo assunto. No centro das atenções estão as relações entre as formas de poder e a constituição das formas urbanas. Por fim, são consideradas as características móveis, transitórias, fugidias a que estão submetidas as experiências individuais e coletivas nas cidades, tal como se apresentam em diferentes contextos atuais, especialmente tendo em vista as noções Benjaminianas de Erlebnis, relativa à vivência individual; e Erfahrung, referente à experiência transmitida, partilhada, coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).